quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Rota percorrida - alcançamos 2000 km

O percurso entre Porto Alegre e Osório, no Rio Grande do Sul, permitiu que completássemos nossos 2000 km de viagem. Entre tantos lugares que visitamos, passamos pelo Chuí - RS, a extremidade mais ao sul do Brasil. Até aqui foram 6 meses na estrada com nosso projeto Expandindo Mundos.

Percurso pedalado até Barra Del Chuy, no Uruguai.

Percurso pedalado de Barra Del Chuy, Uruguai,  até Osório - RS

Saímos de Porte Alegre muito animados, estávamos próximos do encontro com a segunda iniciativa que vivenciaríamos, a Chácara Sol Nascente. Sem perceber o tempo passar, ficamos dois meses nesse lugar mais que especial! Nosso coração quis ficar. Encontramos ali aconchego e pessoas maravilhosas que farão sempre parte de quem somos. Através dos vídeos em nosso canal compartilhamos as experiências dessa vivência (Clique e acesse).

Ao deixar a Chácara Sol Nascente estávamos no ápice do inverno, mas nossa vontade de conhecer o começo/fim do Brasil era maior, então partimos em direção a Chuí –RS. Nos deparamos com planícies sem fim e uma rodovia reta que desafiava nossa determinação. Apesar da beleza que encontramos nos pampas gaúchos, chega um momento que com o tempo e cansaço tudo se tornar igual, entediante. A mente pede uma distração, mas não a temos, nesse momento que as dores parecem que se intensificam, o frio fez nos perguntarmos "Porque estamos aqui?", "Porque não estamos em casa no quentinho?". Bom, o aprendizado de tudo isso pode ser resumido na seguinte frase "A facilidade te fragiliza e a dificuldade te fortalece!". Aprendemos que sempre somos capazes de ir mais e mais longe!
Também encontramos o maior sol que já vimos na vida e o horizonte mais amplo. Presenciamos pores de sol de tirar o fôlego, com uma paisagem diferente da que estávamos acostumados a ver. No trecho entre Pelotas e o Chuí acampamos três noites as margens da estrada, no meio daquele lugar remoto sentimos a natureza tomar conta de nós, imensa gratidão e paz.

Não deixamos de colocar um pezinho no Uruguai, aproveitamos para visitar a Barra Del Chuy. Nunca havíamos ido até o mar durante o inverno. Ficamos encantados com a beleza da praia nessa época. Ela passa uma energia mais sentimental, diferente do verão que é aquela loucura, todos pensando em diversão. Diante de toda imensidão do mar nos vimos pequenos, meros seres, como todos os outros. Somos mais um grão de areia, mas que sim tem grande importância para o funcionamento do todo.

Visitamos a maior praia do mundo em extensão, que possui 220 km de orla, dos molhes da lagoa dos Patos em Cassino até Barra do Chuí na fronteira com o Uruguai.

Deixando a Praia do Cassino, seguimos rumo a BR-101, o trecho popularmente conhecido com Estrada do Inferno, tal nome atribuído por ser um trecho muito desabitado. Nos surpreendemos, saímos bem preparados com comida, mas o lugar não é tão deserto como imaginávamos. Encontramos poucos estabelecimentos comerciais, como postos e supermercados, mas de pouco em pouco sempre avistávamos uma casinha no meio das planícies. Por ser muito interior o povo vive um pouco no modo "terra sem leis", daqui e dali nos recomendavam tomar cuidado com os lugares que iríamos acampar, pois geralmente o pessoal tem arma de fogo em casa e poderiam acabar mal interpretando nossa pernoite. Apesar disso tudo, só tivemos experiências ótimas com os lugares e pessoas que conhecemos.

Além das planícies e do frio, algo muito presente nesses 1000 km foi à intensidade e frequência dos ventos. Alguns dias tivemos que desistir de pedalar. Os dias que pedalamos contra ele ficamos com a impressão de que 60 km de planície se tornaram intermináveis 60 km de aclive.
No município de Mostardas - RS, visitamos a Lagoa do Bacupari, lugar de grande beleza, onde também encontra-se um mar de dunas. Chegando a Osório avistamos os primeiros morros, nos surpreendendo depois de tantas semanas avistando um horizonte reto e muito amplo.

Continue nos acompanhando, a cada novos 1000 km estaremos realizando nova publicação. Convidamos  acessar e inscrever-se em nosso canal no Youtube. Abraço dos Pernas! AVANTEE